Notícias do Brasil

TSE: urnas eletrônicas são 'absolutamente confiáveis'

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, classificou as acusações de falta de segurança nas urnas eletrônicas de “descoladas da realidade”. As declarações, feitas aos jornalistas nesta terça-feira, foram divulgadas na página oficial do TSE.
Sputnik

"As pessoas são livres para expressar a própria opinião. Mas, quando essa opinião é desconectada da realidade, nós temos que buscar os dados da realidade. Para mim, as urnas são absolutamente confiáveis", afirmou Rosa Weber.

Ibope: Bolsonaro e Haddad sobem
Em vídeo publicado na internet, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) denunciou possibilidade de fraude na votação com voto eletrônico sem, no entanto, apresentar provas.

Rosa Weber citou a eleição de de 2014. Após a vitória de Dilma Rousseff (PT), o PSDB, de Aécio Neves, levantou a possibilidade de fraude. Após um ano de apurações, não foi constatado nenhum problema nem fraude no sistema de votação.

Segundo TSE, as urnas eletrônicas são utilizadas desde 1996 no Brasil, que foi pioneiro na adoção deste tipo de tecnologia.

O Tribunal também negou hoje em nota que tenha repassado o código-fonte das urnas eletrônicas para qualquer empresa, nacional ou estrangeira.

Comentar