Notícias do Brasil

Programa de interiorização dos venezuelanos planeja transportar 400 imigrantes por semana

O programa de interiorização dos venezuelanos transferiu nesta quarta-feira mais 204 imigrantes de Boa Vista para Brasília, São Paulo e Esteio (RS), informou Agência Brasil.
Sputnik

Os imigrantes deixaram a capital de Roraima em voo da Força Aérea Brasileira.

OEA arrecadará fundos para ajudar imigrantes venezuelanos
O deslocamento é coordenado pelo governo federal em parceria com agências da ONU e apoio de entidades da sociedade civil e autoridades locais. Quatro venezuelanos desembarcaram em Brasília, 75 foram acolhidos em São Paulo e 125 chegarão no Rio Grande do Sul no início da noite.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, cerca de 150 mil venezuelanos entraram no país, mas a maioria já deixou o Brasil. A maior parte remanescente está abrigada em Roraima. A interiorização dos refugiados pode diminuir a pressão sobre o estado de Roraima, acrescentou o ministro.

“A grande preocupação, neste momento, é acolhê-los, abrigá-los e, na sequência imediata, é colocá-los no trabalho, para que eles possam definitivamente se inserir na sociedade brasileira”, disse Beltrame à Agência Brasil.

Segundo o governo, 1.507 venezuelanos já foram transferidos de Roraima para oito estados do país. O governo espera transportar cerca de 400 imigrantes por semana até o fim do mês.

Comentar