Revista norte-americana indica o que 'estraga' capacidades furtivas do F-35

O caça norte-americano de quinta geração F-35B Lightning II, de aterrissagem e decolagem verticais, é capaz de transportar bombas pesadas exclusivamente no exterior da fuselagem, o que priva o avião de suas vantagens furtivas.
Sputnik

"O F-35B não é capaz de transportar bombas de duas mil libras [907 kg] de forma furtiva, já que elas precisam ser suspensas no exterior", escreveu o autor do artigo, Charlie Gao. De acordo com a edição, a maior parte das bombas antibunker norte-americanas são pesadas demais para serem colocadas no compartimento interno do F-35B Lightning II, embora a versão básica do caça (F-35A) permita fazê-lo. 

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O autor frisou que é difícil para um F-35B Lightning II voar completamente armado, dado que os armamentos tornam a aeronave pesada demais, impossibilitando o seu pouso vertical sobre um porta-aviões.

"Se um F-35B levantasse voo com o peso máximo, precisaria gastar todos os armamentos em combate ou jogá-los antes de pousar", escreveu.

Não obstante isso, segundo a revista, o F-35B continua sendo praticamente o mesmo avião que o F-35A, com algumas limitações quanto às capacidades de manobra e armas. "Possui os mesmos sistemas de sensor excelentes, radar e capacidade de transmissão de dados", ressaltou a edição.

Desde 2001, a família de caças polivalentes de quinta geração F-35 Lightning II está sendo produzida pela empresa Lockheed Martin. Existem três versões do caça: para a Força Aérea, com curta decolagem e aterrissagem vertical, e a versão embarcada. 

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