Índia dribla sanções dos EUA para manter importação de petróleo iraniano

As refinarias de petróleo da Índia poderão contornar as sanções americanas e continuar a importar petróleo iraniano em um esquema no qual os compradores passarão a usar embarcações da National Iranian Tanker Co e serão segurados por Teerã, conforme informaram fontes familiarizadas com as transações à Reuters.
Sputnik

A notícia surge pouco depois de a Shipping Corp of India, maior exportadora do país, anunciar a interrupção de viagens ao Irã devido às restrições que estão sendo impostas pelos Estados Unidos.

Iraque e Irã dão mais um passo para pôr fim ao domínio do dólar

Muitos dos grandes compradores de petróleo bruto iraniano, incluindo a China e a Índia, indicaram que não têm intenção de parar a compra de petróleo do Irã por causa das ameaças de sanções dos EUA. Inclusive, de acordo com a mídia indiana, o Irã já ultrapassou a Arábia Saudita e se tornou o segundo maior fornecedor de petróleo estrangeiro da Índia, atrás apenas do Iraque. Entre abril e junho, o Irã forneceu aos indianos cerca de 5,67 milhões de toneladas de petróleo bruto, ou cerca de 457 mil barris por dia (bpd), segundo o Ministério do Petróleo da Índia.

Comentar