Irã nega embarque de mísseis a grupos xiitas no Iraque

Reuters informou, citando uma série de fontes, que o Irã entregou mísseis balísticos de curto alcance a seus aliados xiitas no Iraque e ajudou os grupos a produzir seus próprios mísseis nos últimos meses.
Sputnik

O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou neste sábado que os relatos sobre o Irã transferindo seus mísseis balísticos para grupos xiitas apoiados por Teerã no Iraque eram "falsos e ridículos".

'Inegociável': Irã revela planos para aumentar poder dos seus mísseis
"A informação, que foi disseminada em vários meios de comunicação, sobre o Irã transferir mísseis para o Iraque, é inaceitável e falsa. Esta informação tem como objetivo aumentar as apreensões contra os estados da região e perpetuar ameaças políticas contra o Irã. Essa história é totalmente falsa e ridícula", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Bahram Qassemi, citado pela agência Mehr.

O Irã está proibido de transportar bem como de realizar quaisquer atividades relacionadas aos mísseis balísticos no âmbito do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), também conhecido como acordo nuclear com o Irã. A Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU também veta ao Irã todas as atividades relacionadas ao programa de mísseis.

Washington retirou-se do acordo alguns meses atrás, mas outros signatários, incluindo o próprio Teerã, prometeram adesão ao acordo.

Comentar