Bélgica e Luxemburgo enviam comboios militares para a Lituânia

Mais de 60 unidades de material bélico da Bélgica e de Luxemburgo reforçarão o batalhão multinacional da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Lituânia, segundo informaram as Forças Armadas da república báltica.
Sputnik

"Nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, três comboios de equipamentos militares das forças armadas belgas e luxemburguesas decorados com a insígnia da Lituânia Vytis e bandeiras da OTAN vão conduzir um movimento do porto marítimo de Klaipeda para a estação avançada da OTAN em Rukla através das principais estradas terrestres: Klaipeda, Kaunas e Jonava", disseram as forças lituanas, destacando que contingentes de militares dos dois países ocidentais chegaram à Lituânia no último final de semana. 

'Pesadelo para EUA e OTAN': como serão maiores manobras russas das últimas 4 décadas?

Desta vez, de acordo com o comunicado, a Bélgica contribui para o Grupo de Batalha de Presença Avançada na Lituânia, enviando uma companhia de infantaria motorizada composta por 250 homens. Em 2017, os militares belgas compreenderam a parte principal do apoio logístico promovido pela OTAN.

"A companhia de infantaria motorizada belga inclui recrutas de 1/3 do batalhão de infantaria. É um dos cinco batalhões de combate da brigada motorizada belga. Várias capacidades (infantaria, apoio de tiro direto  fogo, elementos de reconhecimento, atiradores de elite) fornecem a esse batalhão estrutura multifuncional e permitem que ele opere de forma independente. O veículo padrão Piranha, disponível em várias modificações, com armas de 90mm e 30mm ou metralhadoras de 12,7mm, é usado como veículo de combate de infantaria. Isso garante um forte poder de fogo, melhorando as capacidades de infantaria. A companhia belga de infantaria motorizada é apoiada pelo pelotão de reconhecimento de Luxemburgo."


Comentar