Rússia responderá a sanções dos EUA de forma recíproca, diz chanceler russo

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou nesta segunda-feira (27) que Moscou irá responder às sanções norte-americanas de sob bases recíprocas.
Sputnik

"De nossa parte, continuaremos a agir de maneira calma e pragmática, respondendo a todos os ataques de acordo com o princípio da reciprocidade", disse Lavrov ao jornal eslovaco Pravda.

O ministro mais uma vez reiterou que era inútil usar a linguagem dos ultimatos em relação à Rússia.

Novas sanções dos EUA contra Moscou por caso Skripal são ilegítimas, diz embaixada russa
Sergei Lavrov observou também que após a cúpula de Helsinque entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega norte-americano, Donald Trump, os dois países vêm elaborando medidas concretas para garantir a cooperação efetiva entre Moscou e Washington.

Lavrov lembrou que durante a cúpula de julho Putin e Trump concordaram em superar as diferenças existentes para preservar a estabilidade estratégica, combater o terrorismo internacional e outros desafios modernos e lidar com crises regionais.

Segundo o ministro, as relações tensas entre a Rússia e os Estados Unidos têm efeito adverso sobre os dois países.

"É evidente que a dinâmica negativa das relações é contraproducente para os dois países e cria riscos adicionais para toda a arquitetura de segurança internacional", destacou Lavrov.

Comentar