Marinha turca exige criação de base naval no norte do Chipre

Os comandantes da Marinha turca pedem a criação de uma base naval no norte do Chipre para proteger os interesses de Ancara no Mediterrâneo Oriental, segundo relatou o jornal Yeni Safak citando uma proposta enviada ao Ministério das Relações Exteriores, nesta terça-feira (28).
Sputnik

O jornal turco aponta que as nações ocidentais, em particular os EUA e a Grã-Bretanha, têm aumentado sua presença nessa área crucial do ponto de vista militar e energético. 

Partido Francês: É pouco provável que Macron busque parceria com Rússia e Turquia
Além disso, os navios de guerra russos, franceses, italianos, alemães, belgas, espanhóis, canadenses, dinamarqueses, gregos e portugueses navegam pelo Mediterrâneo Oriental.

Paralelamente, Nicósia e Atenas promovem iniciativas e acordos para controlar os campos de hidrocarbonetos na área. 

Segundo os militares, uma base naval na República Turca do Chipre do Norte contribuirá para garantir a segurança do transporte marítimo entre o canal de Suez e o golfo de Alexandreta.

O jornal destaca que os militares turcos também estão considerando a possibilidade de reabrir a base aérea de Gecitkale, perto de Lefkoniko.

Será que impeachment de Trump fará colapsar a economia dos EUA? Economista explica
O conflito de interesses entre os cipriotas gregos e cipriotas turcos provocou violentos confrontos na década de 60 e obrigou a ONU a mobilizar uma missão multinacional de manutenção da paz na ilha. 

Em julho de 1974, os militares turcos invadiram a parte norte do Chipre, ocupando 37% de seu território, em resposta à tentativa de unir Chipre à Grécia. 

Em 1983, os territórios ocupados proclamaram-se República Turca do Chipre do Norte, reconhecida apenas pela Turquia. 

As negociações sobre a reunificação do Chipre, que correram sem resultados ao longo de quase quatro décadas, foram retomadas em 2014 depois de um intervalo de dois anos, mas ficaram estagnadas em 2017.

Comentar