China tem esperança de que Coreia do Norte e EUA mantenham diálogo

A China pediu à Coreia do Norte e aos Estados Unidos que continuem o diálogo sobre a desnuclearização da península coreana. O pedido veio após o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, cancelar sua viagem a Pyongyang.
Sputnik

A declaração do governo chinês veio através do Ministério das Relações Exteriores da China, em um documento que apresenta o posicionamento do país para a próxima Assembleia Geral da ONU.

Na sexta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou o pedido feito a Pompeo para que cancelasse sua viagem à Coreia do Norte devido ao progresso que considerou insuficiente no processo de desnuclearização da península coreana.

China apela à comunidade global contra sanções unilaterais
"A China espera ver e apoiar diálogos e contatos mais estreitos entre as partes relevantes para demonstrar ainda mais a boa vontade e aliviar as tensões. A China espera que os EUA e a Coreia do Norte continuem a se envolver ativamente em interações, que se encontrem no meio do caminho e implementem o consenso alcançado pelos dois líderes em sua cúpula", divulgou o ministério na noite desta terça-feira (28).

A situação na península coreana melhorou significativamente nos últimos meses, com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tendo mantido vários encontros com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e também uma cúpula com Donald Trump, em Singapura.

Durante o encontro, realizado no dia 12 de junho, Kim e Trump chegaram a um acordo que estabelecia que Pyongyang se desnuclearizasse em troca do congelamento dos exercícios militares entre os EUA e a Coreia do Sul, além de um eventual alívio das sanções econômicas impostas à Coreia do Norte.

Comentar