Irã promete ajudar a Síria no desenvolvimento de armamento

O Irã pode ajudar a Síria no desenvolvimento de armamento, declarou o ministro da Defesa iraniano Amir Hatami durante visita a Damasco, informou a Mehr.
Sputnik

Amir Hatami chegou à Síria no último domingo (26) para uma visita de dois dias. Durante a coletiva de imprensa de Hatami e de seu colega sírio Ali Abdullah Ayyoub, o ministro iraniano prometeu a Damasco contribuir para a reconstrução do país.

Síria nunca usou e nem usará armas químicas, garante embaixador sírio na Rússia
"O setor privado iraniano tem amplas possibilidades de ajudar o povo sírio e o governo durante o processo de restauração… [O Irã] também possui uma forte capacidade de defesa e poderá ajudar a Síria no desenvolvimento de armamento", declarou o ministro iraniano.

Por sua vez, o ministro da Defesa da Síria agradeceu a Hatami pelos esforços dos assessores iranianos no combate ao terrorismo. Além disso, ele observou que, no momento, a Síria encontra-se praticamente livre do terrorismo, acrescentando que, em breve, as forças governamentais assumirão o controle de Idlib.

O Irã, a Rússia e a Turquia estão contribuindo para o processo de paz na República Árabe Síria.

O conflito armado na Síria começou em 2011. No final de 2017, foi declarada a vitória sobre o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países) na Síria e no Iraque. Algumas áreas da Síria, com o apoio da Força Aeroespacial da Rússia, continuam sendo libertadas dos militantes. Atualmente, as questões primordiais na Síria são a regularização política, a restauração do país e o retorno dos refugiados.

Comentar