Putin relembra papel da Rússia para a independência da Ossétia do Sul

A decisão da Rússia de defender a Ossétia do Sul da agressão em 2008 e depois reconhecer a república abriu caminho para o desenvolvimento independente dela, disse o presidente russo, Vladimir Putin, neste domingo, em sua saudação à nação da Ossétia do Sul.
Sputnik

"Querido [presidente da Ossétia do Sul] Anatoly Ilyich [Bibilov], no 10º aniversário do reconhecimento pela Rússia da independência da República da Ossétia do Sul, gostaria de transmitir os melhores votos a você e a todos os seus compatriotas", disse Putin em uma declaração lida pelo embaixador russo para a Ossétia do Sul, Marat Kulakhmetov.

"A decisão tomada em agosto 2008 pela Rússia para proteger o povo fraternal da Ossétia do Sul da agressão e o subsequente reconhecimento da soberania do seu país abriu amplas perspectivas para o desenvolvimento independente da república", acrescentou o presidente russo.

Ossétia do Sul comemora 10 anos de independência reconhecida pela Rússia

Putin elogiou também as conquistas alcançadas pela Ossétia do Sul na construção de seu sistema de governança nos últimos anos.

No início dos anos 90, a Ossétia do Sul declarou sua independência da Geórgia. Em agosto de 2008, a Geórgia lançou uma ofensiva militar contra a Ossétia do Sul e destruiu parcialmente sua capital, Tskhinval.

Por sua vez, a Rússia enviou tropas para a Ossétia do Sul para proteger os moradores locais. Após cinco dias de hostilidades, a Rússia expulsou as tropas georgianas da região separatista.

Em 26 de agosto de 2008, a Rússia reconheceu a independência da Ossétia do Sul e outra região separatista da Geórgia, a Abkhazia.

Comentar