Notícias do Brasil

'Guerra entre brasileiros e venezuelanos' leva delegação do Parlasul a Roraima

O Parlasul (Parlamento do Mercosul) informou nesta semana que uma delegação do órgão viajará a Roraima para acompanhar a situação dos imigrantes venezuelanos no estado. A Sputnik Brasil conversou com o deputado federal, Celso Russomano (PRB-SP), atual presidente da Delegação Brasileira no Parlasul, sobre os principais objetivos desta visita.
Sputnik

Serão duas comissões do Parlasul que irão a Roraima: a de Direitos Humanos e a de Assuntos Internacionais. A visita de inspeção é motivada pela ocorrência do último 18 de agosto, quando um grupo de brasileiros, em represália a um assalto a um comerciante local, atacou acampamentos de refugiados em Pacaraima, na fronteira de Roraima com a Venezuela.

Equador abandona ALBA em resposta à crise migratória na Venezuela
O deputado federal, Celso Russomano (PRB-SP), atual presidente da Delegação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), em entrevista à Sputnik Brasil, comentou que a iniciativa para que o Parlasul acompanhe a situação dos refugiados venezuelanos é anterior à crise atual no estado de Roraima. De acordo com ele, uma viagem marcada para o estado chegou a ser cancelada por conta de compromissos ligados às eleições nos estados-membros, mas a deterioração da situação na fronteira fez com que a visita fosse agendada de maneira prioritária. 

"Diante das últimas notícias, que tem se enfrentado lá uma verdadeira guerra entre brasileiros e venezuelanos, por conta da falta de infraestrutura que as cidades têm pra receber a quantidade de pessoas que está recebendo, eu provoquei na reunião desta segunda-feira, em Montevidéu, no Parlamento do Mercosul, que precisávamos ir ao estado para identificar os problemas e para que os estados que fazem parte do Mercosul, considerando que a Venezuela está suspensa temporariamente do Mercosul por não respeitar os direitos humanos, possam tomar providências e agir em relação aos nossos governos para que ali se tenha um mínimo de estrutura para receber os venezuelanos", destacou o deputado. 

"Considerando que o Brasil, constitucionalmente falando, recebe os imigrantes de outros países e numa situação como essa, assinou acordos internacionais pra tratar esses imigrantes, que estão fugidos por uma questão política naquele país, com todo o carinho do mundo, e é isso que precisa ser feito", acrescentou.  

Ao comentar a decisão do governo federal de reconduzir cerca de mil venezuelanos em outros estados, o deputado comenta que a medida é insuficiente. 

Venezuela corta 5 zeros do bolívar: matemática de Maduro pode resolver crise?
"Mil venezuelanos num universo de mais de 50 venezuelanos só no estado de Roraima é absolutamente nada. Nós precisamos de muitos mais que isso, e a ideia é que os membros do parlamento do Mercosul acompanhem de perto as ações do governo brasileiro e do governo dos outros países pra receber esses venezuelanos, a fim de que eles tenham dignidade na sua vida", destacou. 

"Mais de 50 mil venezuelanos estão no território de Roraima, uma parte foi destinada a outros estados, por exemplo, o estado de São Paulo, mas é muito pouco o que foi feito. O governo federal precisa de fato dar assistência a esse imigrantes venezuelanos, que estão no Brasil por falta de opção. No seu país falta tudo. Veja que venezuelanos atravessam a fronteira pra comprar bens de consumo de primeira necessidade, como arroz, feijão, alimentos, material de higiene pessoal, etc.", completa. 

Comentar