Rede de televisão estatal chinesa zomba de Trump em novo vídeo (FOTOS)

A China Global Television Network (CGTN), maior emissora da China, publicou um curto e satírico vídeo no YouTube zombando do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por sua política comercial em relação a Pequim.
Sputnik

O clipe em inglês, que já foi retirado do ar, começa com a âncora da CGTN, Cheng Lei, lendo uma carta, agradecendo Trump e declarando que ele é "ótimo". Cheng depois lista todos os resultados positivos que a guerra comercial iniciada por Trump teve para a China.

"Querido Sr. Trump, obrigado pela terapia de choque sobre quão distantes a China e os EUA são e por que é imperativo que os dois países estejam na mesma página", disse Cheng, antes de notar que Trump está ajudando o mundo a se unir e forçando a China a fazer reformas econômicas a fim de atrair investidores estrangeiros, incluindo a Tesla, de acordo com o South China Morning Post. A Tesla, liderada por Elon Musk, anunciou em julho que planejava construir uma fábrica na China.

1 / 3
China Global Television Network zomba do presidente dos EUA, Donald Trump, quanto à guerra comercial contra a China.
2 / 3
China Global Television Network zomba do presidente dos EUA, Donald Trump, quanto à guerra comercial contra a China.
3 / 3
China Global Television Network zomba do presidente dos EUA, Donald Trump, quanto à guerra comercial contra a China.

"Obrigado por re-incutir nos chineses um senso de humildade. Como pode haver gratidão suficiente para ressaltar as fraquezas do excesso de confiança e auto-congratulação, nunca uma virtude, exceto no seu caso?", Cheng continuou.

Trump acusa novamente a China de "práticas comerciais desleais"
O vídeo chegou a ponto de enfatizar que as tarifas de retaliação da China sobre as importações de alimentos e bebidas dos EUA ajudariam a melhorar a saúde de seu povo. "Em nome dos médicos, obrigado por apontar a necessidade de frear produtos americanos como bourbon e bacon", finaliza a jornalista.

A CGTN divulgou o vídeo em suas contas em redes sociais dias antes de Trump atingir a China com uma nova rodada de tarifas sobre produtos como eletrônicos, plásticos, produtos químicos, baterias e vagões ferroviários, de acordo com The Hill.

Trump diz que tarifas contra China 'funcionam muito melhor' do que o previsto
A última rodada completará a ameaça de Trump de emitir US $ 50 bilhões em impostos de importação de produtos chineses. Segundo Trump, as tarifas permitirão aos EUA obter uma posição melhor na negociação de acordos comerciais.

Resumindo a carta, Chen também criticou Trump por sua retórica contra a mídia. "Acima de tudo, obrigado por desacreditar da mídia em geral, por isso precisamos estar duplamente certos de que não estamos produzindo notícias falsas. Você é ótimo", disse Chen.

Comentar