Notícias do Brasil

Moro defende manutenção da prisão de Lula ao CNJ: soltá-lo seria 'situação de risco'

Libertar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 8 de julho criaria uma "situação de risco", informou o juiz federal Sérgio Moro em sua defesa apresentada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), informou nesta terça-feira o jornal O Globo.
Sputnik

De acordo com o magistrado, responsável pela condenação em primeira instância de Lula no caso do tríplex do Guarujá (SP), a decisão que determinava a soltura do petista – proferida pelo desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) – era equivocada.

"Entendi que estava diante de situação urgente e que cabia a mim, como juiz natural da ação penal e como autoridade apontada, ainda que erroneamente, como coatora, proferir a decisão acima transcrita a fim de informar e consultar o relator natural da ação penal e do habeas corpus acerca do que fazer diante do aludido dilema, tendo, sucessivamente, prevalecido o entendimento de que a prisão não poderia ser revogada, como foi, por autoridade judicial absolutamente incompetente", escreveu Moro em sua defesa, publicada pelo Globo.

Ministério Público se posiciona contra elegibilidade de Lula mais uma vez

No dia 8 de julho, o desembargador plantonista Favreto concedeu habeas corpus a Lula, mas Moro – que estava de férias em Curitiba, "e não fora do país, como falsamente foi divulgado por alguns agentes políticos", afirmou o juiz federal – pediu que a Polícia Federal não cumprisse a decisão.

Um impasse naquele domingo se instalou, com militantes e políticos do PT pressionando que a PF cumprisse a determinação, enquanto Moro e, depois, os desembargadores João Pedro Gebran Neto (relator da condenação de Lula em segunda instância) e Thompson Flores (presidente do TRF-4), solicitaram que os policiais não cumprissem a ordem de Favreto.

O juiz federal foi criticado por estar trabalhando em suas férias, mas afirmou, na sua defesa ao CNJ – que abriu um procedimento para investigar se houve alguma infração disciplinar de Moro, Favreto ou Gebran – que já havia tomado decisões em outros casos durante um período de férias.

"No sentido de que o magistrado de férias não está obstaculizado de, em casos urgentes, proferir decisões ou participar de atos processuais", declarou Moro, mencionando precedentes estabelecidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O juiz federal de Curitiba ainda alfinetou Lula, afirmando que a prisão do petista, em abril, só não acabou em tragédia graças à "cautela e paciência" dos agentes da PF. De acordo com o jornal, o CNJ irá prosseguir com a apuração após a apresentação da defesa dos três magistrados.

Comentar