Irã elenca desenvolvimento de mísseis como prioridade nº 1 em defesa

Teerã anunciará um novo avião de caça na próxima semana. O desenvolvimento da capacidade de mísseis do país continua sendo a principal prioridade militar do Irã, disse o brigadeiro-general Amir Hatami, citado pela agência de notícias Fars.
Sputnik

"Apresentaremos um avião no Dia da Indústria de Defesa Nacional, e as pessoas verão o avião voar e o equipamento projetado para isso", disse Amir Hatami, segundo a agência de notícias Fars.

Chanceler chinês diz que Pequim está 'pronta para fortalecer laços com Irã'
A agência informou que o Irã também divulgará uma versão doméstica do sistema de mísseis superfície-ar russo S-300, apelidado de Bavar 373, até 20 de março de 2019. O Bavar 373 entrará em operação no futuro próximo.

O vice-ministro da Defesa do Irã para assuntos internacionais, o brigadeiro Mohammad Ahadi, disse anteriormente que o poder militar e econômico era essencial para a segurança nacional do país. Mohammad Ahadi ressaltou que o investimento nacional em defesa foi o mais baixo comparado com os Estados vizinhos, mas proporciona segurança na região.

O anúncio acontece em meio ao crescente impasse político e econômico com os Estados Unidos. Relatos do aumento da atividade militar do Irã surgiram no início de agosto. O Corpo de Guardas Revolucionários do Irã (IRGC) realizou recentemente, exercícios militares em grande escala no Golfo Pérsico.

Israel se juntará à OTAN 'árabe' contra Irã?
Comandante Chefe do IRGC, o major-general Mohammad Ali Jafari já tinha declarado sua intenção em aumentar as capacidades de defesa no Golfo Pérsico e no Estreito de Hormuz.

Em junho, o Departamento de Estado dos EUA pediu que as empresas petrolíferas interrompessem a comprar petróleo do Irã até novembro para evitar sanções americanas. O restabelecimento das sanções dos EUA contra o Irã segue o anúncio de Washington de retirada do acordo nuclear do Irã. Por sua vez, o IRGC disse que estava preparado para interromper as remessas de petróleo de outros países através do estreito se as próprias exportações do Irã fossem impedidas.

O Irã também realizou na semana passada um teste de míssil balístico pela primeira vez em mais de um ano. O teste ocorreu dias antes do presidente dos EUA, Donald Trump, restabelecer o primeiro conjunto de sanções contra o país islâmico.

Comentar