Diplomatas russos denunciam maus tratos contra estudante Maria Butina na prisão dos EUA

Diplomatas russos realizaram neste sábado (18) uma visita de caráter emergencial à estudante russa Maria Butina, que foi transferida para uma nova prisão nos EUA.
Sputnik

De acordo com a Embaixada da Rússia nos EUA, agora seu regime de detenção é isolado em confinamento solitário.

“Diplomatas russos visitaram urgentemente nossa compatriota na nova prisão”, escreveu a embaixada em sua página no Facebook. Segundo a publicação, Butina foi transportada para a nova cadeia de repente, algemada e sem quaisquer pertences pessoais, incluindo toalhas e produtos de higiene.

"Ela passou 12 horas em uma cela de quarentena sem comida, com a luz acesa e quase sem dormir. Ela será mantida em isolamento, em uma cela individual", disse a embaixada.

Ministério do Exterior russo chama cidadã russa Butina de prisioneira política nos EUA
Maria Butina é uma estudante russa recém-formada pela American University de Washington, onde recebeu seu mestrado em Relações Internacionais. Ela foi presa na capital norte-americana em 15 de julho sob a acusação de conspiração e atuação na qualidade de agente estrangeiro. Butina, que negou as acusações, não foi autorizada a pagar fiança e permanece sob custódia. Ela pode enfrentar até 15 anos de prisão, se for considerada culpada.

A Rússia criticou o governo dos EUA por deter Butina e caracterizou as acusações contra a jovem de infundadas.

Anteriormente, a embaixada russa nos EUA e a advogada de Maria Ushina, uma russa detida nos Estados Unidos, confirmaram à Sputnik que ela havia sido transferida para a prisão de Alexandria (Virgínia).

Comentar