'Quem são vocês para nos alertar?': Duterte despreza conselho americano

Durante uma reunião no início de agosto com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, o chanceler filipino, Alan Peter Cayetano, prometeu que Manila não recusaria a oportunidade de comprar equipamento militar russo, mesmo perante possíveis sanções dos EUA.
Sputnik

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, culpou os Estados Unidos por tentarem impedir a modernização do exército de seu país e fornecerem equipamentos militares usados para Manila, segundo a imprensa local.

"É assim que vocês tratam um aliado e querem que a gente fique com vocês o tempo todo? Quem são vocês para nos alertar?" ele apontou.

Filipinas dão preferência para a Rússia e inquietam o Pentágono
Duterte acrescentou que se as Filipinas comprarem um submarino aos EUA, ele "implodirá, tal como os helicópteros" que compraram anteriormente.

A crítica veio depois que o subsecretário da Defesa dos EUA para Assuntos de Segurança da Ásia e do Pacífico, Randall Schriver, advertiu Manila sobre a compra de equipamento militar russo.

"Se eles procederem com a compra desse tipo de equipamento russo, eu não acredito que essa seja uma boa coisa a ser feita em [nossa] aliança e acredito que em último caso nós podemos ser melhores parceiros do que a Rússia pode ser", disse Schriver.

Como declarações de Duterte se refletirão nas relações entre Manila e Pequim
Ele fez as declarações em meio a relatos da mídia de que Moscou havia oferecido ao governo filipino sua ajuda na compra de submarinos russos e que Manila estaria atualmente considerando a proposta.

O acordo, em particular, estipula a alocação de um empréstimo subsidiado ao país filipino, que seria pago em vários anos.

Durante sua visita à Rússia em 2017, o presidente Duterte expressou o interesse de Manila em armamentos russos avançados, incluindo helicópteros, aviões, bem como armas guiadas de precisão para ajudar a combater a ameaça do terrorismo.

Comentar