General ucraniano propõe rompimento total dos laços entre Kiev e Moscou

A Ucrânia deve fechar completamente a fronteira com a Rússia, rompendo todos os laços bilaterais, afirma o ex-chefe do Estado-Maior do Serviço de Segurança Ucraniano (SBU), Vasily Vovk.
Sputnik

Em sua opinião, as autoridades ucranianas devem tratar da questão do corte de relações e fazê-lo "de forma clara e inequívoca".

"Se vamos fechar as comunicações ferroviárias — então fechemos tudo. Cancele-se todas as relações, quaisquer travessias da fronteira com a Rússia. Deveria ser assim se estamos em estado de guerra", disse ele, citado pelo portal Obozrevatel.

Ademais, o general chamou a parar toda a interação financeira com Rússia e a bloquear o comércio.

Mais cedo foi informado que o Ministério do Transporte da Ucrânia está estudando a possibilidade de cortar as comunicações ferroviárias com a Rússia. Entretanto, segundo as estatísticas, a ligação de trem entre Moscou e Kiev foi a mais rentável em 2017.

Kiev deve pedir apoio naval da OTAN em meio às tensões com Rússia
Os deputados ucranianos têm apresentado repetidamente propostas para fazer frente à Rússia na região do mar de Azov. Assim, em julho, a Suprema Rada (Parlamento da Ucrânia) propôs a rescisão do acordo de cooperação na utilização do mar de Azov e do estreito de Kerch.

No final de maio, o partido político ucraniano UKROP (Associação Ucraniana de Patriotas) apelou a cortar as relações com a Rússia e a impor sanções contra todos os portos russos nos mares Negro e de Azov. Além disso, os deputados sugeriram que o governo proteja a navegação civil nas águas do mar de Azov e do estreito de Kerch com navios militares e garanta o patrulhamento marítimo.

Comentar