Retaliação: Turquia anuncia aumento de impostos sobre importações dos EUA

A Turquia elevou drasticamente os impostos sobre vários tipos de importações dos EUA, incluindo tabaco e álcool, de acordo com o decreto do presidente Recep Tayyip Erdogan, segundo publicou nesta quarta-feira (15) o jornal Resmi Gazete.
Sputnik

As taxas sobre as importações de tabaco serão 60% mais altas, os impostos sobre álcool subirão em 140%, e os impostos sobre automóveis, 120%. Além disso, o país também anunciou aumento de taxassobre produtos cosméticos em 60% e sobre o arroz em 50%. O decreto também sobe as taxas sobre importações de frutas em 20%.

EUA não conseguirão fazer Turquia se ajoelhar, diz Erdogan
Os impostos foram aumentados em vários outros tipos de mercadorias dos EUA.

Na sexta-feira (10), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a autorização para o aumento dos impostos sobre as importações de aço e alumínio da Turquia.

O anúncio disparou uma crise cambial sobre a administração de Ancara, que viu o preço do dólar disparar diante da Lira turca.

Políticos dos EUA alertaram para o perigo da deterioração das relações entre os países. Segundo eles, isso colocaria em risco a estabilidade da OTAN, cujos dois maiores exércitos são os dos EUA e da Turquia.

O governo turco também apontou que essa situação poderia fazer com que Ancara buscasse novos aliados.

Comentar