EUA punem empresas russas e chinesas pelo comércio com Coreia do Norte

Os Estados Unidos impuseram sanções sobre uma agência de serviços portuários russos e empresas chinesas por ajudar navios da Coreia do Norte e comprar álcool e tabaco, em violação das medidas de Washington destinadas a pressionar o país asiático.
Sputnik

Em um comunicado, o Departamento do Tesouro disse que a Chinesa Dalian Sun Moon Star International Logistics Trading Co. Ltd. e sua subsidiária com sede em Singapura, SINSMS Pte. Ltd, lucrou mais de 1 bilhão de dólares por ano com a exportação de álcool e cigarros para Coreia do Norte.

EUA impõem novas sanções contra Coreia do Norte
Além disso, Washington adotou sanções contra a empresa Profinet Pte Ltd, com sede na Rússia, e contra seu CEO, pela prestação de serviços portuários em pelo menos seis ocasiões a navios sob bandeira norte-coreana.

"As táticas usadas por estas entidades na China, Singapura e Rússia para tentar escapar das sanções são proibidos pela lei dos EUA, e todos os setores da indústria de transporte têm a responsabilidade de cumprir as sanções, ou estarão se expondo a sérios riscos", disse em um comunicado o Secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin.

Washington tem pressionado a Coreia do Norte a abandonar seu programa de armas nucleares.

Comentar