São divulgados pormenores da primeira rodada de negociações entre EUA e Talibã

Na primeira rodada de negociações entre os EUA e o movimento Talibã as partes expuseram as suas exigências e chegaram a acordo sobre a realização de uma segunda rodada de negociações em setembro deste ano, informaram à Sputnik fontes próximas das conversações.
Sputnik

Segundo a fonte, os EUA exigiram que os talibãs cheguem a entendimento com o governo do Afeganistão sobre o regime de cessar-fogo de longa duração, começando nos dias da Festa do Sacrifício. Os talibãs, por sua vez, apresentaram as suas condições — determinação do calendário de retirada completa das forças armadas dos EUA e OTAN do Afeganistão, reconhecimento oficial da missão diplomática do agrupamento em Doha, bem como a exclusão dos líderes do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia) da lista de sanções da ONU.

Como os representantes das partes não haviam sido autorizados a tomar decisões, não aconteceram avanços nas negociações, disse a fonte à Sputnik Dari. Foi apenas decidido manter os contatos bilaterais.

Além disso, a fonte comunicou, em condições de anonimato, que tal resultado era previsível e que esta foi apenas a etapa preparatória das negociações entre Washington e a oposição ao governo afegão.

Palestina vai rejeitar EUA como mediador unilateral em negociações de paz no Oriente Médio
Segundo ele, o fato de que os representantes dos EUA conseguiram chegar a um acordo de continuar as negociações incute esperança. Se a segunda rodada se realizar e se o cessar-fogo for acordado, as negociações contarão com a participação de pessoas autorizadas a tomar decisões.

Esperamos que, depois do fim do período de combates ativos no inverno, as negociações entre os EUA e o movimento Talibã passem para a etapa principal, por isso é de esperar uma segunda série de negociações em setembro, diz a fonte.

Comentar