Irã efetua exercícios navais no golfo Pérsico para neutralizar possíveis ataques

As manobras foram projetadas para proteger uma hidrovia estratégica e dissuadir ameaças de potenciais inimigos.
Sputnik

O Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (EGRI), também conhecido popularmente como Guarda Revolucionária, realizou exitosos exercícios navais em grande escala no golfo Pérsico.

"O exercício foi realizado para monitorar e garantir a segurança das rotas marítimas internacionais no âmbito do programa de exercícios anuais do EGRI", informou neste domingo o porta-voz da divisão, brigadeiro-general Ramezan Sharif, citado pela Press TV.

Marinha iraniana concentra-se à entrada do golfo Pérsico 'sob vigilância atenta dos EUA'
De acordo com Sharif, o comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, Mohammad Ali Jafari, expressou satisfação com os resultados e elogiou as manobras das unidades navais e aéreas envolvidas.

Ali Jafari "enfatizou a necessidade de manter e melhorar a disposição da defesa para garantir o canal estratégico do golfo Pérsico e do Estreito de Ormuz e de combater as possíveis ameaças dos inimigos".

20% do petróleo mundial são transportados através do Estreito de Ormuz, que a República Islâmica ameaçou bloquear caso suas exportações de petróleo sejam restringidas. A Marinha dos EUA advertiu estar disposta a reagir a um possível bloqueio dessas águas se Teerã agir.

Comentar