Irã recebe encomenda de aeronaves um dia antes da restauração de sanções dos EUA

Cinco aviões comerciais ATR72-600 chegaram ao Aeroporto Internacional Mehrabad, em Teerã, de acordo com a agência estatal iraniana de notícias IRNA. Entrega acontece a um dia do reestabelecimento de sanções dos EUA contra o Irã.
Sputnik

A chegada do turboélice bimotor está em linha com um acordo de US$ 536 milhões entre a companhia aérea estatal Iran Air e a fabricante francesa-italiana ATR em abril de 2017 sobre a entrega de 20 aviões ATR72-600 à República Islâmica, que atualmente tem 13 dessas aeronaves.

Sanções dos EUA contra Irã poderiam afetar indústria metalúrgica russa?
Propriedade conjunta do consórcio europeu Airbus e da italiana Leonard, a ATR pediu repetidas vezes que Washington permita que ela termine a entrega de aeronaves ao Irã antes que as sanções anti-iranianas dos EUA entrem em vigor.

A chegada neste domingo vem apenas um dia antes da reimposição da primeira rodada de sanções dos EUA contra a República Islâmica, que visam afetar seus setores automotivo e de mineração.

No início desta semana, a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, sinalizou a disposição do bloco de continuar e até intensificar sua cooperação comercial e econômica com Teerã, apesar da decisão dos EUA de voltar a impor sanções anti-iranianas. Ela reiterou que as verificações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) indicaram que Teerã cumpriu seus compromissos sob o acordo, o que atende aos interesses de segurança da UE.

Comentar