Geofísico: enigma do Triângulo das Bermudas continua sem explicação

Conforme a mídia, os cientistas da Universidade de Southampton, Reino Unido, verificaram uma das teorias do desaparecimento de navios no Triângulo das Bermudas – são as "ondas vilãs". O geofísico Aleksandr Zhigalin comenta as conclusões dos cientistas britânicos.
Sputnik

A zona do oceano Atlântico limitada por Porto Rico, Flórida e ilhas Bahamas é conhecida pelo desaparecimento de navios e aeronaves. Por isso, existem várias teorias sobre estes desaparecimentos enigmáticos, uma das quais são ondas gigantescas de 20-30 metros que surgem de repente no oceano.

Os investigadores criaram o modelo da "onda assassina" no computador e dirigiram para ela um modelo de navio que se afundou em instantes.

No entanto, a teoria das ondas só explica o desaparecimento de navios, mas não de aviões. Por isso, ainda é cedo para falar de revelação do enigma do triângulo.

O cientista da Academia das Ciências Russa, Aleksandr Zhigalin, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, comentou as conclusões dos cientistas.

Finalmente revelado segredo dos famosos moais da Ilha de Páscoa
"O Triângulo das Bermudas é um enigma da moda que tentam desvendar já por muito tempo, mas ainda não está completamente claro o que se passa lá. Primeiro, uma das versões principais era que nesta região ocorrem frequentemente nevoeiros espessos. A propósito, esta hipótese explica tanto o desaparecimento de navios, como de aviões. Mas no que se refere às ondas gigantescas, isso não é muito típico para a zona: o mar lá não é profundo, lá tem muitas algas, e não é muito fácil para as ondas se formarem. Em qualquer caso, até agora nunca se ouviu falar disso. Já a 'hipótese do metano', do ponto de vista físico, ao meu ver, é bastante justificada: a água rica em borbulhas de gás possui uma capacidade de sustentação baixa, e em certas circunstâncias os navios podem se afundar nessas águas. No que se refere à existência das 'ondas assassinas', isso pode ser considerado como um fato estabelecido — há bastantes evidências do aparecimento inesperado de tais ondas. Mas o seu surgimento nesta região em particular me cria grandes dúvidas", disse Aleksandr Zhigalin.

Ele tem certeza que a construção de modelos de computador é um meio de verificar uma hipótese, mas não se pode construir uma hipótese com base nela.

Saiba como foi a catástrofe mais enigmática na história dos submarinos russos
"Não confio muito na criação de modelos. A minha experiência de muitos anos de trabalho como geofísico mostra que a modelagem é uma coisa algo traiçoeira. Porque, digamos de forma simples, os dados que introduzimos na máquina, são aqueles que vamos obter. Se quisermos construir uma onda de 30 metros, muito provavelmente a vamos obter. É necessário estudar qualquer fenômeno na realidade, não apenas no computador — só neste caso vamos obter uma resposta clara a todas as questões. Modelagem é um meio de verificação de hipóteses, mas não se pode construir uma hipótese com base neste meio", concluiu o especialista.

Comentar