Especialista em aviação indica fatores que causaram queda trágica de Mi-8 na Rússia

Os helicópteros não estão equipados com sistema TCAS (Sistema Anticolisão de Tráfego), por isso a tripulação do Mi-8 acidentado hoje (4) na região de Krasnoyarsk tinha toda a responsabilidade pelo controle do espaço aéreo em seu redor, disse à Sputnik um especialista em aviação russo.
Sputnik

Na manhã de sábado, um helicóptero da companhia aérea UTair caiu na região de Krasnoyarsk ao efetuar um voo junto com outra aeronave da mesma empresa. O helicóptero com carga exterior e sem passageiros a bordo decolou primeiro, sendo seguido pelo segundo aparelho que transportava um total de 18 pessoas.

Mi-8 teria colidido com outro helicóptero sabendo da aproximação perigosa
Em resultado, o segundo helicóptero, segundo a versão prévia, colidiu contra a carga exterior do outro Mi-8, caiu, ficou destruído e ardeu. Todos os 18 ocupantes morreram, enquanto o helicóptero não acidentado jogou fora sua carga e efetuou o pouso, não houve quaisquer danos à tripulação.

"Helicópteros Mi-8 não estão equipados com TCAS, é que este sistema não está previsto no seu equipamento. Além disso, nessa região não há controle de tráfego aéreo, por isso os pilotos dos dois helicópteros não tiveram nenhum contato via rádio", disse Viktor Galenko, especialista em aviação e ex-piloto de Mi-8.

De acordo com ele, nas condições atuais os pilotos usam o sistema GPS.

"Anteriormente não havia GPS, e os pilotos aprendiam a regra de 'observar e evitar', que hoje em dia quase deixou de ser ensinada. Tanto mais que naquela região não há grande intensidade de voos, por isso as torres de controle nem sempre são necessárias", destacou.

Por isso, sublinha Galenko, as tripulações devem ser elas próprias a controlar o espaço aéreo em seu redor.

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