Trump: Se não conseguirmos segurança na fronteira, não teria problema em fechar o governo

Além do muro na fronteira com o México, o presidente quer aprovar um novo sistema de imigração baseado nos méritos do requerente, além de por fim à loteria de vistos de diversidade (conhecida popularmente como Loteria do Greencard).
Sputnik

"Se não conseguirmos segurança nas fronteiras depois de muitos anos de conversas dentro dos Estados Unidos, eu não teria problemas em fechar [o governo]", disse Trump a repórteres.

Trump ameaça paralisar governo se muro com México não for aprovado
Essas palavras ecoam suas declarações anteriores sobre o assunto, incluindo um tweet neste domingo em que Trump tentou convencer a oposição a seguir sua liderança e votar em seu plano, considerando também a possibilidade do fechamento do governo.

"Eu estaria disposto a 'fechar' o governo se os democratas não nos derem votos para a Segurança da Fronteira, que inclui o Muro!", disse o presidente na rede socia. "Devemos nos livrar da Loteria [de Vistos], Apanhar e Liberar etc. e finalmente, mudar para um sistema de imigração com base em MÉRITO", acrescentando que os americanos precisam de "grandes pessoas" entrando no país.

As declarações tinham como objetivo pressionar a oposição no Congresso, uma vez que o projeto de imigração de Trump, apoiado por republicanos conservadores, não passou na Câmara dos Deputados na semana passada. Entre outros planos, o projeto prevê o uso de aproximadamente US $ 25 bilhões para a construção de um muro ao longo da fronteira com o México, o término da loteria para vistos de diversidade (popularmente conhecida como "Loteria do Greencard") e regras de detenção mais severas para os imigrantes sem documentos.

O governo já fechou duas vezes este ano — primeiro por causa de um acordo fracassado para imigrantes trazidos para os EUA ilegalmente como crianças (conhecidos como "sonhadores") e o segundo pelo fracasso em negociar a lei de financiamento.

Comentar