Justiça da Armênia determina prisão de ex-presidente

Uma corte de Erevan autorizou nesta sexta-feira a prisão do ex-presidente armênio Robert Kocharyan, em conexão com a supressão de protestos no país em março de 2008, segundo informou o advogado do réu.
Sputnik

"O tribunal determinou que se prenda Kocharyan", disse Aram Orbelyan em conversa com jornalistas. 

Líder da oposição é eleito primeiro-ministro da Armênia

Kocharyan foi acusado na última quinta-feira de romper com a ordem constitucional ao suprimir os protestos em questão, mesma acusação feita ao coronel-general Yuri Khachaturov, secretário-geral da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO). Este, no entanto, segundo seu advogado, Migran Pogosyan, será liberado mediante o pagamento de fiança. 

Robert Sedraki Kocharian foi o segundo presidente da República da Armênia. Ele governou o país entre fevereiro de 1998 e abril de 2008. Pouco antes de sua saída, em 1 de março de 2008, manifestantes insatisfeitos com o resultado da eleição, vencida pelo candidato governista Serzh Sargsyan, tomaram conta das ruas de Erevan para protestar, sendo duramente reprimidos pela polícia e pelas Forças Armadas. Ao menos dez pessoas morreram em decorrência dos confrontos.

Comentar