Notícias do Brasil

BRICS se consolidam como liderança política diante de crise comercial, dizem especialistas

A 10ª Cúpula dos BRICS ficou marcada como um momento de consolidação do grupo diante da crise comercial protagonizada pelos EUA. A sólida do grupo renovou a confiança no bloco, que deve aumentar sua influência. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Paulo Wrober e Oliver Stunkel, especialistas nos BRICS.
Sputnik

Ao completar a 1ª década de existência, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mostrou uma solidez que ultrapassou abalos políticos internos. Com a liderança de Rússia e China, os BRICS aproveitaram a oportunidade para consolidar o grupo e projetar uma década de ainda mais integração entre os países.

Um dos temas que ficou em evidência e abriu espaço para essa investida do bloco foi a atual guerra comercial promovida pelo governo de Donald Trump. Os EUA têm protagonizado uma volta ao protecionismo comercial, comprando brigados com aliados como a União Europeia e também a China, abrindo espaço para uma reconfiguração do poder mundial.

Líderes do BRICS firmam declaração conjunta após cúpula em Johannesburgo
"Essa cúpula acontecer no meio de uma situação de política sem precedentes na qual o G7 está no meio de crise e na qual o BRICS encara também um vácuo de poder em função disso, para mim, mais do que os acordos, o que foi o importante foi o aspecto do compromisso com a globalização, com o livre comércio, com as instituições, o que de fato representa o grande contraponto à crise que nesse momento surge nos Estados Unidos", aponta Oliver Stuenkel pesquisador de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para ele, também é importante ressaltar que a reunião também teve aspectos positivos para o Brasil. Stuenkel acredita que ponto mais alto do país durante o encontro foi o acordo firmado pelo bloco para a abertura de um escritório em São Paulo do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), o Banco dos BRICS.

"Isso é importante em função da baixa visibilidade que essa instituição continua tendo no Brasil. Acho que isso traz um pouco de concretude, de tangibilidade a uma coisa que para muita gente continua sendo um pouco abstrato", ressalta Oliver Stuenkel.

A abertura sinaliza mais oportunidades para os brasileiros, além de ampliar a possibilidade de atuação de profissionais do país no Banco. Oliver ressalta que é comum que seus alunos busquem entrar nas instituições consolidadas do poder financeiro mundial, como o FMI e o Banco Mundial. Com a presença do Banco dos BRICS no Brasil, esse quadro poderia se alterar, alargando os horizonte da diplomacia brasileira dentro do mercado financeiro mundial.

O pesquisador, no entanto, reconhece que o Brasil encolheu-se enquanto ator mundial desde a entrada de Michel Temer e também devido às crises política e econômica que encobrem o país. Porém, é esperançoso no sentido de que a consolidação e o avanço dos BRICS estejam criando um horizonte de atuação mundial que um possível novo governo possa explorar.

"O Brasil passou por um momento complicado, com poucos chefes de Estado visitando o Brasil, e o Temer participou de três cúpulas. Então nesse sentido foi importante para que o presidente pudesse participar das conversas internacionais. Agora, [foi um governo] fraco, de curta duração e em função disso com pouco destaque internacional. A minha esperança é que isso possa mudar depois da próxima eleição", aponta o pesquisador da FGV.

BRICS busca aumentar relevância internacional

Com Brasil figurante, BRICS lucram com guerra comercial de Trump, diz analista
Já Paulo Wrobel, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), destaca que os acordos estabelecidos pelo grupo durante a 10ª cúpula tocam em assuntos caros à política internacional, tanto na questão comercial, quanto nas questões de desenvolvimento tecnológico e da segurança. Com tais ações, os países estariam se empenhando em aumentar a projeção do bloco.

"Há toda uma tentativa de criar, sob um ponto de vista mais abstrato possível, que formem uma agência comum entre esses cinco países, que faz com a organização, os BRICS, se torne um ator relevante no cenário internacional. Esse talvez seja o objetivo último", afirma Wrobel.

O professor também destaca que o marco de uma década de integração do bloco é algo que exige arranjos complexos, devido às distâncias culturais e especificidades de cada um dos países. Com isso, é louvável a forma como o grupo se mantém até hoje com destaque internacional e coerência interna.

"Às vezes há uma certa ilusão em torno do que o BRICS pode vir a ser. É muito difícil, porque são 5 países de extrema complexidade, cada um com sua própria agenda, é claro. Mas essa aproximação desses últimos 10 anos, eu acho que é uma grande conquista", aponta.

Com o sucesso do grupo, especula-se a possível adesão de novos países, como a Indonésia, o Paquistão, o Egito, a Jamaica até a Argentina. Sobre a possibilidade de uma possível ampliação, no entanto, tanto Oliver Stuenkel quanto Paulo Wrobel são cautelosos, afirmando que essa ainda é uma possibilidade remota, porém com o precedente da adesão da África do Sul ao grupo.

Comentar