Notícias do Brasil

'Injustiça', diz cronista esportivo sobre ausência de Neymar na lista de melhores do mundo

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou uma lista hoje com os dez finalistas ao prêmio de melhor do mundo na temporada sem o nome do brasileiro Neymar, que acabou se tornando alvo de piadas por conta de sua atuação polêmica na Copa do Mundo. Há quem acredite, no entanto, que o craque do PSG merecia estar na lista.
Sputnik

Cristiano Ronaldo (Portugal, Real Madrid CF e Juventus FC), Kevin De Bruyne (Bélgica e Manchester City FC), Antoine Griezmann (França e Atlético de Madrid), Eden Hazard (Bélgica e Chelsea FC), Harry Kane (Inglaterra e Tottenham Hotspur FC), Kylian Mbappé (França e Paris Saint-Germain FC), Lionel Messi (Argentina e FC Barcelona), Luka Modric (Croácia e Real Madrid CF), Mohamed Salah (Egito e Liverpool FC) e Raphael Varane (França e Real Madrid CF) foram os jogadores que mais se destacaram na última temporada, segundo a FIFA, atuando tanto por suas equipes como por suas seleções. Enquanto uns, como CR7, Messi e Salah, chamaram mais atenção pelo que jogaram pelos seus clubes, outros, como Mbappé e Modric, acabaram ficando entre os finalistas por conta, principalmente, do que apresentaram no Mundial da Rússia. 

Mbappé comemora com Griezmann após marcar na vitória da França sobre o Peru

Para o jornalista Eraldo Leite, presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ), a ausência de Neymar Jr. entre os dez melhores não é uma decisão justa. De acordo com ele, embora o atleta tenha ficado três meses parado por conta de uma lesão e não tenha brilhado na Copa, tudo que ele apresentou na temporada e o atual nível da sua carreira o credenciam mais a estar na lista do que outros nomes indicados, como Harry Kane e Raphael Varane. Leite acredita que o brasileiro poderia muito bem aparecer nesse ranking, mas não no top 3, que, para ele, deve conter os nomes de Modric, Hazard e mais um, possivelmente, Cristiano Ronaldo. 

"Não vejo Harry Kane e Raphael Varane como mais credenciados do que ele [Neymar]. Os outros jogadores mereceram. Cristiano Ronaldo, sempre, Messi… Mas acho que é muito possível que na lista final, na indicação dos três melhores, um dos dois grandes astros não esteja. Porque vai pesar muito o desempenho na Copa do Mundo. Sem nenhuma dúvida quanto a isso. O desempenho do Messi, por exemplo, ficou muito abaixo daquilo que a gente imagina e pode esperar dele. O próprio Cristiano Ronaldo brilhou no jogo contra a Espanha, mas, nos outros jogos, ele não teve o mesmo desempenho, não carregou a seleção portuguesa como a gente imaginava."

Luka Modric, craque da Croácia, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo da Rússia

Ainda sobre Neymar, o especialista espera que o atacante se recupere rapidamente das recentes decepções no Mundial e amadureça. 

"Para o futuro, ele vai ter que recuperar isso. E ele tem tempo e talento para recuperar. É possível que até o meio da temporada, ou no reinício das atividades no Paris Saint-Germain, dependendo da cabeça dele, de como ele está sendo trabalhado nesse sentido, ele recupere o prestígio e amadureça o seu jeito de jogar, amadureça o seu comportamento. Neymar precisa entender que ele não é a prima donna do futebol", afirmou, destacando que o desempenho do atleta também deve melhorar se ele tiver um bom relacionamento com seus companheiros de time, abrindo mão de ser a estrela única do clube francês.

Comentar