Assessor do Kremlin diz que Putin e Trump discutiram realização de um referendo em Donbass

O presidente russo Vladimir Putin e o presidente dos EUA, Donald Trump, discutiram na cúpula de Helsinque a realização de um referendo em Donbass sobre a situação da República Popular de Donetsk (DPR) e das Repúblicas Populares de Lugansk (LPR), afirmou o assessor do Kremlin Yuri Ushakov em uma entrevista.
Sputnik

Na quinta passada (19), a agência Bloomberg informou, que durante o recente encontro com Trump em Helsinque, Putin propôs realizar um referendo no leste da Ucrânia sob os auspícios de organizações internacionais para que os residentes locais pudessem determinar o status dos próprios territórios separatistas.

"Esta proposta foi discutida, mas nenhuma reação foi seguida", disse Ushakov ao jornal Izvestia em uma entrevista.

EUA se tornaram os principais importadores de armas pequenas da Ucrânia
Na quarta (20), o embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, confirmou que propostas específicas sobre a resolução do conflito no leste da Ucrânia foram feitas na cúpula de Helsinque.

O conflito em Donbass começou em 2014, quando as autoridades ucranianas lançaram uma operação militar contra as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, que se recusaram a reconhecer o novo governo em Kiev após a revolução na Praça Maidan.

Em fevereiro de 2015, as partes em conflito assinaram os acordos de paz de Minsk para acabar com as hostilidades na região. Apesar disso, a situação permaneceu tensa, com ambas as partes acusando-se mutuamente de violações do cessar-fogo.

Comentar