'Ela não fez nada de errado', diz advogado de suposta espiã russa presa nos EUA

O advogado da cidadã russa Maria Butina, que está sendo acusada nos Estados Unidos de conspiração e de atuar como agente da inteligência russa, afirmou nesta quarta-feira que sua cliente não cometeu nenhum tipo de crime.
Sputnik

"Não é um caso de espionagem, é um caso regulatório. Não há nada de ilegal ou ilícito nas ações de Maria", afirmou Robert Driscoll durante a primeira aparição de Butina em uma corte de Washington, onde ela se declarou inocente das acusações. "Maria Butina não se envolveu em nenhum assunto sério entre Rússia e Estados Unidos. As tensões entre os dois países não têm nada a ver com ela", acrescentou o advogado. 

Cidadã russa é acusada de conspiração nos EUA

Butina é uma antiga defensora dos direitos de posse de armas na Rússia, que desenvolveu laços com cidadãos norte-americanos com interesses em comum, como os membros da National Rifle Association (NRA).

Na última terça-feira, um grande júri federal dos EUA acusou a jovem de duas ofensas criminais: conspirar para atuar como agente estrangeiro sem se registrar como tal junto ao Departamento de Justiça norte-americano e agir materialmente como agente estrangeiro. As penas máximas combinadas, em caso de condenação, chegam a 15 anos de prisão. 

Na audiência de hoje, o pedido de fiança da defesa foi negado e a alegada agente russa permanecerá detida pelo menos até a próxima audiência. 

Comentar