Radicais sírios entregam seus tanques e armas ligeiras a Damasco

Ao longo das últimas duas semanas na província de Daraa, combatentes sírios entregaram ao exército do país 26 tanques, além de centenas de unidades de armas ligeiras, comunicou o chefe do Centro Russo de Reconciliação na Síria, major-general Aleksei Tsygankov.
Sputnik

De acordo com ele, no âmbito da trégua, nos povoados de Tafas, Nasib, Bosra, e na própria Daraa, os radicais entregaram cerca de 300 metralhadores e fuzis de assalto, mais de 30 morteiros, obuses, mísseis antitanque, mais de 80 granadas antitanque de mão, bem como 21 tanques T-55 e cinco tanques T-72.

Caso a inspeção das Tropas de Engenharia sírias qualifique as armas como aptas para combate, o equipamento militar pode ser incorporado ao exército da República Árabe.

EUA poderão entregar sua base de Al-Tanf na Síria para a Rússia?
Além disso, Tsygankov assinalou que os radicais que entregaram as armas desejam voltar à vida civil, enquanto alguns querem aderir ao exército sírio. 

"A maioria dos comandantes de campo agora se dão conta de que a luta armada já não tem sentido. Estão tomando decisões corretas salvando a gente, salvando as cidades de serem destruídas", afirmou o general russo. 

Um dos combatentes, Mohamed Barada, contou que queria voltar à vida que tinha antes, já que "não queria combater mais".

"Nós aceitamos as propostas de todos os lados, do exército sírio, de seu exército [russo], para sair desta situação complicada que estamos enfrentando agora. Espero que, depois de depor as armas, possamos viver uma vida normal como nossos vizinhos", comentou Barada em entrevista a jornalistas.

EUA e vários países europeus consideram evacuar Capacetes Brancos da Síria
Em resultado das conversações bem sucedidas entre oficiais russos e radicais da área, o exército sírio passou a controlar sem combates dezenas de vilas e povoados, bem como a maior parte da fronteira com a Jordânia na província de Daraa. Os combates com o Daesh e Frente Al-Nusra (organizações terroristas proibidas na Rússia e em vários outros países) continuam no oeste na província de Daraa e Quneitra. 

Comentar