UE manterá sanções contra Pyongyang até completa desnuclearização da Coreia

A União Europeia prometeu manter as sanções contra Pyongyang até a desnuclearização da península da Coreia, disse nesta segunda-feira a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, após a sessão do conselho de relações exteriores do bloco.
Sputnik

Em meados de junho, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, declarou que o seu país também não possui planos de retirada das sanções contra Coreia do Norte.

EUA não pretendem aliviar sanções contra a Coreia do Norte, diz secretário
"Nós [países da UE] estamos em consenso sobre o apoio dos dois processos. Em primeiro lugar, o de desnuclearização. Vamos manter a pressão das sanções, como fizemos com o Irã. Não retiramos as sanções após 12 anos de negociações, mas somente após o cumprimento do acordo pelo Irã. Por isso estamos falando de um longo caminho. Ou seja, a pressão será mantida", garantiu Mogherini.

"Em segundo lugar, vamos apoiar com todos os meios os esforços diplomáticos", concluiu a autoridade.

No dia 12 de junho, em Singapura, o presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Esse foi o primeiro encontro dos líderes desses países na história.

Na ocasião, Trump anunciou a assinatura de um documento para a desnuclearização da península da Coreia, que será iniciado o "mais rápido possível".

Comentar