Putin e Erdogan discutem usina nuclear e acertam reunião paralela à cúpula dos BRICS

O presidente russo, Vladimir Putin, em conversa telefônica com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan acordou uma reunião paralela à cúpula dos BRICS, a ser realizada em Joanesburgo entre os dias 25 e 27 de julho, afirmou à Sputnik neste sábado (14) uma fonte da administração presidencial da Turquia.
Sputnik

"Os presidentes da Rússia e da Turquia tiveram uma conversa por telefone hoje e concordaram em realizar uma reunião na cúpula dos BRICS em Joanesburgo no final deste mês", afirmou.

EUA não devem temer compra de S-400 russos se não pretendem atacar Turquia, diz analista
Segundo a fonte, os dois líderes também discutiram a situação na Síria e alguns projetos conjuntos, incluindo o gasoduto TurkStream e a construção da usina nuclear Akkuyu (NPP) da Turquia.

"Erdogan disse que estava muito preocupado com os ataques contra civis em [Síria] Daraa. Se o regime sírio continuar a tomar as mesmas ações em Idlib, os acordos de Astana perderão o sentido", acrescentou a fonte.

A esse respeito, de acordo com a fonte, é muito importante envolver a oposição síria na próxima rodada de negociações em Astana em 30 e 31 de julho.

Comentar