Trump causou mais danos à OTAN do que URSS e presidentes anteriores, diz ex-embaixador

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou mais danos à OTAN nos 18 meses de sua presidência do que os líderes soviéticos e norte-americanos em 70 anos, disse o ex-embaixador dos Estados Unidos na Rússia, Michael McFaul.
Sputnik

Trump está participando de um econtro de dois dias da OTAN em Bruxelas, que começou nesta quarta-feira (11). 

"Trump causou mais danos à OTAN em 18 meses do que os líderes soviéticos e russos conseguiram em sete décadas. Por quê?", McFaul escreveu em sua página no Twitter.

O ex-embaixador também apontou que os ataques de Trump à OTAN foram lucrativos para a Rússia e a China, que se beneficiam com o enfraquecimento da organização no cenário internacional.

​"Os ataques de Trump à OTAN beneficiam tanto o [presidente russo Vladimir] Putin quanto o [presidente chinês] Xi [Jinping]. Nossos aliados no Pacífico, estão acompanhando esses eventos nesses países", acrescentou McFaul.

Trump: países da OTAN devem compensar EUA por seus gastos em defesa
Desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2017, Trump tem tem pressionado a OTAN, afirmando que vários outros estados no mundo precisam cumprir suas obrigações anuais de gastos com defesa na aliança.

Ele acredita que os EUA se prejudicam arcando com a maior parte dos gastos. O mesmo discurso tem sido aplicado a outras organizações internacionais, como a ONU, e repete o jargão da "América em primeiro lugar", marca de seu governo nas relações comerciais.

Comentar