Comitê do Bundestag: campanha da Rússia na Síria é legítima, EUA devem abandonar o país

A intervenção militar da coalizão liderada pelos EUA na Síria é frequentemente criticada pela falta de mandato para conduzir operações militares na República Árabe, ou seja, sem a aprovação de Damasco para fazê-lo.
Sputnik

Um comitê do Bundestag alemão, chefiado pelo político esquerdista Alexander Neu, assinalou que a presença militar russa na Síria é "considerada permissível no âmbito do direito internacional", já que o governo sírio solicitou assistência de Moscou, informou nesta terça-feira (11) o serviço de notícias Tagesschau.

Exército sírio captura armamentos franceses no sul do país
Em particular, Neu destacou que as forças russas estão operando na Síria com "aprovação explícita do governo sírio".

O comitê descreveu o papel atual da coalizão liderada pelos EUA na crise da Síria como mais complicado, assinalando que o fornecimento de armas a combatentes no país era uma possível violação do direito internacional.

Além disso, o político afirmou que a intervenção na Síria para combater o Daesh (proibido na Rússia e em vários outros países) e outros grupos terroristas é legítima, mas somente caso a própria Síria seja "incapaz ou não estar disposta" a fazê-lo.

Como o exército sírio vem combatendo os terroristas, alguns dos quais têm recebido apoio militar de Washington, o comitê parlamentar destacou que muitos especialistas em direito internacional qualificam a intervenção dos EUA na Síria como injustificável.

Rússia desmente rumores sobre vítimas entre militares russos na Síria
Além disso, de acordo com o relatório do comitê do Bundestag, o Daesh foi em grande parte derrotado e não existe mais como uma força militar organizada na Síria, então a "lei de autodefesa da coalizão liderada pelos EUA tem sido cada vez mais difícil de justificar", e os EUA devem considerar o encerramento de sua campanha militar na Síria.

Damasco tem frequentemente condenado as ações da coalizão encabeçada por Washington no seu território, e está particularmente preocupada com a construção de bases militares norte-americanas, que o governo sírio considera como uma violação da soberania do país.

A Rússia começou a efetuar ataques aéreos contra as posições dos terroristas na Síria em setembro de 2015 a pedido do presidente sírio, Bashar Assad.

Comentar