Interferência de cima: novo avião russo é capaz de 'cegar' inimigo

Rússia está desenvolvendo uma aeronave única – com capacidades de interferência que podem paralisar o inimigo, logo após seu surgimento por cima do campo de batalha.
Sputnik

Os exércitos de países tecnologicamente avançados estão agora fortemente ligados a grupos orbitais, que fornecem comunicação, dão uma "imagem" do campo de batalha, simplificam a navegação para as tripulações de aeronaves e conduzem mísseis de cruzeiro até o alvo. Não há uma arma eficaz para destruir satélites, mas destruir os canais de comunicação com o espaço é bastante realista.

Quatro esquadrilhas

O nome de trabalho da ambiciosa aeronave é Porubshchik-2. Com o tempo, ela substituirá o Il-22PP, o primeiro Porubshchik das Forças Aeroespaciais russas. De acordo com fontes na indústria de defesa, o novo aparelho será capaz de realizar a supressão eletrônica de quaisquer alvos — terrestres, aéreos, navais e espaciais. O projeto de rascunho já está pronto e o trabalho experimental começará em breve. A célula, com base na qual a aeronave está sendo criada, ainda não foi nomeada. Segundo a fonte, poderá ser o Tu-214, Il-76 ou uma aeronave completamente diferente.

"A promissora aeronave precisa de um volume interno da fuselagem suficientemente grande para acomodar equipamentos complexos, disse o analista militar Viktor Murakhovsky. O avião deve fornecer uma fonte de alimentação adequada para que o equipamento funcione, e 'ser capaz' de decolar e aterrissar em aeródromos militares […] Acredito que a plataforma para o Porubshchik-2 será o avião de transporte militar avançado Il-276, que está sendo desenvolvido atualmente na Rússia."

Por que Rússia planeja criar novo avião de guerra eletrônica?
É importante lembrar que avião de transporte militar Il-276 pertence à categoria média, com capacidade de carga de 12 toneladas para alcances de até 2.700 quilômetros; 20 toneladas para 2 mil quilômetros ou até 90 paraquedistas. A velocidade pode atingir até 870 km/h. O custo de um avião será supostamente de 35 a 40 milhões de dólares, o que significa que ele é ideal como plataforma para o Porubchik-2. Uma das principais vantagens sobre o Il-22PP são os motores turbofan, mais potentes e econômicos que os turboélices.

"Acho que para suprimir o sinal de um agrupamento de satélites do inimigo potencial precisamos de uma esquadrilha para cada comando estratégico operacional, ou seja, quatro esquadrilhas de 12 aeronaves cada", destacou Murakhovsky.

Interromper o sinal

Atualmente, as Forças Aeroespaciais da Rússia têm três Il-22PP Porubshchik, recebidos pelas tropas em 2016. Esses aviões são baseados na aeronave de reconhecimento eletrônico e de guerra eletrônica Il-20, que surgiu pela primeira vez no ar meio século atrás, em 21 de março de 1968. O seu potencial de modernização está praticamente esgotado, por isso se pensou em um aparelho fundamentalmente novo em uma plataforma diferente.

Rússia desenvolve novo avião de guerra eletrônica para neutralizar satélites inimigos
A diferença construtiva mais notável entre o Il-22PP e a variante de base, são várias grandes carenagens laterais, nas quais estão localizadas as antenas. De acordo com dados de fontes abertas, ao criar o sistema de guerra eletrônica da aeronave, foram usadas soluções técnicas que aumentaram significativamente suas capacidades de combate em comparação com gerações anteriores.

A característica mais importante do Porubshchik é a sua capacidade de interferir seletivamente em sinais com uma determinada frequência sem afetar os outros. Em outras palavras, o avião bloqueia os sinais dos outros sem interromper os seus. Simplificando, o princípio de operação deste tipo de aeronave é subir a uma certa altitude, rastrear todos os sinais de rádio disponíveis, identificar as frequências em que os transmissores inimigos operam, escolher entre eles o feixe mais importante e ligar o equipamento de interferência.

Sobre o avião se abre um "guarda-chuva" impenetrável, silenciando ou enfraquecendo os sinais de rádio inimigos. A interrupção não avaria o equipamento de transmissão ou recepção, mas suspende o canal de comunicação entre eles. Tal aeronave, é claro, é vulnerável a caças e armas antiaéreas. No entanto, o sistema de autodefesa a bordo dificulta seriamente a detecção do "silenciador" e a pontaria das armas de ataque. Vários "silenciadores" voadores, caso não paralisem, dificultam muito as ações do inimigo em determinada área.

Rússia completa testes do novo míssil para sistema de defesa antiaérea S-400
Porubshchik é capaz de combater eficazmente todos os alvos possíveis: aeronaves de detecção e controle de radar de longo alcance, sistemas de defesa antiaérea e aeronaves não tripuladas. Alega-se que o Porubshchik-2 será capaz de silenciar até os sinais de satélites. Com um número suficiente de tais aviões e o uso correto deles, um inimigo bem desenvolvido tecnologicamente (por exemplo, forças da OTAN) perderá completamente sua superioridade aérea.

Comentar