Rússia desenvolve novo avião de guerra eletrônica para neutralizar satélites inimigos

A Rússia está desenvolvendo um avião para interferir nas comunicações de satélites militares inimigos, revelou à Sputnik uma fonte da indústria de defesa.
Sputnik

Segundo disse a fonte, a aeronave, que irá substituir o modelo Ilyushin IL-22 PP (Porubschik, em russo), "terá equipamentos conceptualmente novos para interferir nas comunicações dos alvos terrestres, aéreos e navais, bem como neutralizar os satélites de navegação e telecomunicações inimigos".

Essas modernas aeronaves são capazes de desligar de forma seletiva os dispositivos eletrônicos do inimigo, neutralizando o seu controle sobre a aviação, equipamentos de defesa aérea e veículos tripulados. O uso desse tipo de avião em combate não afeta os equipamentos eletrônicos russos.

Já existe o projeto do futuro avião, que será chamado de Porubschik-2. Agora os engenheiros irão usar como base os aviões o Tupolev Tu-214 ou o Ilyushin IL-76.

Maior avião do mundo voa a altura baixíssima e quase toca linhas de energia (VÍDEO)
Atualmente, Rússia possui três aeronaves de guerra eletrônica Ilyushin IL-22 PP, adicionou a fonte.

Além disso, há mais dez IL-22 que esperam ser equipados com dispositivos similares, mas eles não são suficientes para cobrir as necessidades da Força Aeroespacial russa. Ademais, esse modelo de aviões deixou de ser fabricado há vários anos.

Porubschik é a última modificação do avião Il-22, que já oferecia sistemas bastante avançados de guerra eletrônica.

Comentar