EUA e Coreia do Norte criam 'grupo de trabalho' para acertar desnuclearização

Washington e Pyongyang criaram um grupo de trabalho para discutir os próximos passos do acordo entre os dois países para a desnuclearização da Coreia do Norte. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, após ele participar de reuniões com autoridades norte-coreanas.
Sputnik

Depois de deixar o local de negociação, Pompeo fez um telefonema com o presidente Trump para informá-lo sobre a reunião.

Na reunião realizada entre Trump e Kim Jong-um no dia 12 de junho, o presidente dos EUA prometeu devolver restos mortais de soldados da Guerra da Coreia, que ocorreu na década de 1950, mas Pompeo disse ao Senado norte-americano que Pyongyang ainda não havia entregado a parte dela.

Trump quer 'outro Vietnã' porque evitou serviço militar durante Guerra do Vietnã?
"Ainda não os recebemos fisicamente", disse o principal diplomata dos EUA ao Comitê de Apropriações do Senado em 29 de junho.

Dias depois que Kim e Trump realizaram uma cúpula histórica em Singapura em 12 de junho, Trump erroneamente exclamou que Pyongyang "já estava começando a produzir os restos desses grandes e jovens soldados que foram deixados na Coréia do Norte". O presidente também acrescentou na época: "estamos recebendo os restos mortais e ninguém achou que isso fosse possível".

Comentar