Irã enaltece Macron por tentar resgatar acordo nuclear

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, aplaudiu nesta quinta-feira (5) os esforços do presidente francês, Emmanuel Macron, para resgatar o histórico acordo nuclear do Irã após a saída dos EUA.
Sputnik

"Falando com o presidente da França, Emmanuel Macron, na quinta-feira (5) por telefone, o dr. Hassan Rouhani descreveu as tentativas da França de manter o acordo nuclear como algo positivo", afirma um comunicado divulgado em seu site.

Na França, maioria vê como 'injustas' as reformas de Macron
O ministro das Relações Exteriores do Irã é esperado em Viena na sexta-feira (6) para negociações com os principais diplomatas franceses, russos, alemães, chineses e britânicos sobre o futuro do acordo, que conseguiu gerar consenso entre os países sobre o programa nuclear iraniano limitando a pesquisa em troca do alívio de sanções.

Rouhani disse que espera que os países criem um "programa operacional claro" sobre como compensar as conseqüências da saída dos EUA e sua decisão unilateral de reimpôr as sanções ao Irã.

O presidente Donald Trump encerrou a participação dos Estados Unidos no acordo ainda no ano de 2015, anunciando o retorno gradual das sanções econômicas ao Irã. Trump também alertou as empresas da União Europeia que deveriam abandonar as operações no país ou também enfrentariam medidas punitivas.

Comentar