NASA mostra 'explosão de fogos de artifício celestes' (FOTO)

Uma imagem publicada pela NASA revela uma vista espetacular da nebulosa NGC 3603, lar de algumas das estrelas mais maciças da nossa galáxia.
Sputnik

Localizada a cerca de 20 mil anos-luz da Terra, a nebulosa é umas das maiores áreas de nascimento de estrelas da Via Láctea.

Sonda da NASA se aproxima de Ceres a distância recorde e tira FOTOS impressionantes
A imagem anterior do telescópio Hubble, captada em agosto e dezembro de 2009 em dois espectros diferentes, mostra um grupo gigante de enormes estrelas que compõem o aglomerado estelar NGC 3603, envolto em nuvens interestelares de gás e poeira. Isso se deve ao fato de que a nebulosa está repleta de estrelas maciças que vivem rápido e morrem jovens, terminando sua vida em violentas explosões de supernova assim que consomem todas as suas reservas de hidrogênio.

A nova foto tirada pelo Hubble, mostra o deslumbrante espetáculo de luz criado pelas estrelas da nebulosa. De acordo com a Agência Espacial Europeia, muitas das estrelas brilhantes do NGC 3603 são supergigantes azuis que produzem radiação ultravioleta e ventos estelares. 

Nebulosa NGC 3603

Além de proporcionar uma oportunidade de tirar impressionantes fotos do nosso Universo, este notável aglomerado de estrelas poderia ajudar os astrônomos a entender melhor como se formam as estrelas maciças no Universo primordial.

"A vida útil de uma estrela é determinada por sua massa, então, um grupo de certa idade conterá estrelas em vários estágios de suas vidas, dando a oportunidade de analisar em detalhes os ciclos de vidas estelares", explicou a NASA.

Comentar