Cientistas revelam culpado inesperado da catástrofe global

Os cientistas internacionais chegaram à conclusão de que os organismos multicelulares eram culpados pelas mudanças climáticas que ocorreram há cerca de 500 milhões de anos, causando a extinção de uma grande quantidade de animais da época.
Sputnik

O estudo foi publicado na segunda-feira (2), pelo jornal Nature Communications.

Lobos radioativos de Chernobyl poderão espalhar mutações para países vizinhos?
A explosão Cambriana foi acompanhada por um drástico aumento na diversidade de organismos multicelulares e na aceleração da evolução. Deste modo, no nosso planeja surgiram antecessores de vermes, peixes e animais vertebrados. Cientistas acreditam que a explosão levou a extinção da biota ediacarana, conjunto de seres que viveram durante o período Ediacarano. Porém, essa teoria permanecia discutível na sociedade científica. 

Os pesquisadores elaboraram um modelo digital do leito marinho primordial da Terra a fim de determinar a razão exata da extinção da biota ediacarana. 

Ao analisar os resultados, os cientistas revelaram que as primeiras gerações de animais parecidos com minhocas, camarões e outros invertebrados "consumiram" os estoques orgânicos, acumulados no fundo do mar.

Cientistas apresentam mais evidências da existência de uma '2ª Terra'
Como resultado, foi emitida uma grande quantidade de dióxido de carbono, metano e outros gases do efeito estufa na atmosfera da Terra. Ao longo de 100 milhões de anos, sua concentração permanecia muito alta, o que acabou por provocar aquecimento global, alterações em ecossistemas e a extinção maciça de animais. 

Outra drástica extinção ocorreu devido ao surgimento das plantas terrestres, o que, ao contrário, causou a diminuição da concentração do dióxido de carbono na atmosfera.

Comentar