Novichok envenenou duas pessoas no Reino Unido, diz polícia britânica

Duas pessoas estão internadas em estado grave na cidade de Amesbury porque foram expostas ao agente químico Novichok, afirmou nesta quarta-feira (4) a polícia britânica.
Sputnik

As vítimas são os britânicos Dawn Sturgess, de 44 anos, e Charlie Rowley, de 45 anos. Eles foram encontrados inconscientes em Muggleton Road, em Amesbury, na noite de sábado e inicialmente se acreditava que eles estavam sob o efeito de drogas contaminadas. A teoria, contudo, foi descartada.

O chefe da divisão antiterrorismo do Reino Unido, Neil Basu, afirmou que não informações que indiquem que casal foi deliberadamente atacado. Ele não soube informar como o Novichok foi transmitido. Mais de 100 pessoas já participam da investigação do caso, afirmou.

Alemanha ainda não viu 'nenhuma evidência' do envolvimento russo no caso Skripal
Amesbury está localizada a cerca de 6 quilômetros ao norte da famosa instalação de pesquisa de armas químicas Porton Down, que é um pouco mais próxima que a cidade de Salisbury, onde o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia foram encontrados envenenados há cerca de quatro meses.

"Após a análise detalhada dessas amostras, podemos confirmar que o homem e a mulher foram expostos ao agente nervoso Novichok, que foi identificado como o mesmo agente nervoso que contaminou Yulia e Sergei Skripal", disse Basu em comunicado.

"Não estamos em condições de dizer se o agente nervoso foi do mesmo lote a que os Skripals foram expostos. A possibilidade de que essas duas investigações possam estar ligadas é claramente uma linha de pesquisa para nós", acrescentou.

O Reino Unido acusa a Rússia de ser responsável pelo envenenamento da família Skripal. Moscou, contudo, nega qualquer participação no evento. 

Comentar