Trump culpa aliados da OTAN por gastos insuficientes na defesa

O presidente dos EUA, Donald Trump, enviou cartas aos líderes de alguns estados da OTAN expressando descontentamento de Washington com baixos gastos com a defesa dos países aliados, informou a imprensa norte-americana.
Sputnik

As cartas aos aliados da OTAN, incluindo Bélgica, Canadá, Alemanha e Noruega, foram enviadas no mês passado, informou o jornal The New York Times nesta segunda-feira.

"Como discutimos durante a sua visita em abril, há uma crescente frustração nos Estados Unidos, pois alguns aliados não aumentaram, como prometido, os gastos", escreveu o líder dos EUA. 

A posição da Alemanha "mina a segurança da aliança e valida a posição de outros aliados que também não planejam cumprir seus compromissos com gastos militares, porque os outros enxergam [o país] como modelo", adverte a carta de Trump para a chanceler Angela Merkel.

Para quem OTAN está perdendo sua supremacia aérea?
Na semana passada, Donald Trump reiterou que os aliados da OTAN deveriam aumentar os gastos com defesa. Trump declarou que os Estados Unidos estão pagando "muito mais, de forma desproporcional" comparando com outros países da aliança. 

O bloco militar estabelece uma meta de gastos de 2% do produto interno bruto (PIB) para cada Estado membro.

Em 2014, os aliados da OTAN se comprometeram a cessar os cortes nos gastos com a defesa e atingir a meta estipulada durante os próximos dez anos.

Trump apelou repetidamente aos aliados da OTAN para que respeitem este compromisso, ameaçando, de outro modo, diminuir a participação de Washington nos programas destinados a garantir a segurança dos estados membros da OTAN.

Comentar