Irã procura opções para diminuir impacto com o restabelecimento de sanções pelos EUA

O governo iraniano está procurando formas de contornar as sanções dos EUA e suas consequências, informou a agência estatal. Irna. De acordo com o veículo, o presidente Hassan Rouhani se reuniu com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário para discutir medidas destinadas a se preparar para possíveis sanções e "impedir seu impacto negativo".
Sputnik

Entre as medidas listadas, está a busca pela auto-suficiência em gasolina. O governo e o Parlamento do Irã já criaram uma comissão encarregada de encontrar compradores para o petróleo iraniano depois que os EUA impuseram novamente as sanções contra o país, informou a Irna. Também trabalhará para encontrar formas de garantir pagamentos pelo seu petróleo de uma forma consistente com o direito internacional e que não aumente a corrupção.

União Europeia promete acionar os EUA na OMC se sanções ao Irã prejudicarem negócios
Os EUA se retiraram do acordo nuclear iraniano em maio de 2018, prometendo voltar a impor sanções contra o Irã em vigor antes do acordo ser alcançado em 2015. O secretário de Estado, Mike Pompeo, prometeu que as novas sanções serão as "mais duras" de todos os tempos. O Departamento de Estado recentemente advertiu os aliados dos EUA contra a compra de petróleo iraniano a partir de novembro.

Teerã criticou a retirada dos EUA do acordo, dizendo que as medidas previstas não funcionarão sem a participação de Washington. Os demais signatários reafirmaram sua adesão, apesar da ameaça de sanções pelos EUA. Teerã também trocou toda a reserva de dólares americanos em seu território, recorrendo a outras moedas como o euro.

Comentar