Catástrofe climática foi cancelada? Cientistas falam verdade sobre 'previsão perigosa'

Catástrofe climática não estaria ameaçando nem o Ártico nem o norte da Rússia, ao menos em mil anos, visto que o aquecimento é cíclico e não ultrapassa limites, afirmam especialistas.
Sputnik

Cientistas noruegueses informam previamente que alterações climáticas sérias estão sendo observadas no norte do mar de Barents, Rússia, e no Ártico, em geral. Segundo a pesquisa, a quantidade de gelo diminuiu e a água atlântica ganhou espaço, aqueceu o mar, tornando-o mais salgado, resultando, assim, em uma modificação drástica da estrutura oceânica e fazendo com que o gelo superficial desaparecesse "quase por completo".

Nessa conexão, surgiram previsões de uma catástrofe climática que poderia vir a ser enfrentada pela Rússia em um futuro próximo.

No entanto, o especialista em meteorologia, Dmitry Kozelov, destacou que nenhuma catástrofe está à vista.

"Absolutamente nada ameaça o Ártico ou a Rússia, pois alterações climáticas não ultrapassam limites médios. Não há nenhum aquecimento significativo. Em se tratando do aquecimento global, devemos considerar um período longo de tempo [o processo precisa de um período longo de tempo] — um milênio. O que está acontecendo agora é uma flutuação em um período curto de tempo", explicou.

Último teste nuclear da Coreia do Norte poderia provocar catástrofe ambiental (VÍDEO)
"Os processos correntes não representam nenhum perigo", concluiu.

Ao mesmo tempo, o diretor do programa climático do WWF da Rússia, Aleksei Kokorin, afirmou que, apesar das sérias mudanças climáticas que afetam o mundo, não se trata de nenhuma "catástrofe".

Ao falar sobre a situação na Rússia, ele sublinhou que "a situação é completamente diferente" e que não é parecida com aquela que afeta as "ilhas pequenas no oceano Pacífico que poderiam acabar inundadas".

Comentar