Sonda espacial tira FOTOS dos mais longos rio e desfiladeiro do Sistema Solar em Marte

A sonda russo-europeia ExoMars-TGO enviou para a Terra imagens detalhadas dos lugares mais impressionantes do Planeta Vermelho, incluindo os mais longos rio e desfiladeiro do Sistema Solar. As imagens foram publicadas no site da Agência Espacial Europeia.
Sputnik

A missão conjunta russo-europeia ExoMars-TGO chegou ao Planeta Vermelho no dia 19 de outubro de 2016. A missão orbital mostrou bons resultados ao se aproximar de Marte e ao se posicionar em órbita estável, mas a aterrissagem do módulo de demonstração Schiaparelli perto da linha do equador de Marte acabou fracassando.

Vale Uzboi, via do maior rio seco de Marte

Além da missão de revelar os segredos da atmosfera de Marte, a sonda será um elo entre a Terra, de um lado, e o rover marciano Paster europeu com plataforma de aterrissagem russa, do outro, que serão enviados para Marte em 2020.

Cavidade Ius de Marte

Tendo estudado as calotas polares de Marte, a sonda dirigiu a câmera CaSSIS para examinar os maiores relevos do planeta — vale Marineris, o maior desfiladeiro do planeta e uma rede de canais — Uzboi — de seis mil quilômetros que ligam as crateras de Holden e Argyre no Hemisfério Sul marciano.

As câmeras fotografaram uma das partes mais profundas do vale. Astrônomos supõem que dentro deste desfiladeiro pode chover e haver outros tipos de precipitações de forma periódica, gerando, assim, fluxos temporários e outras correntes de água.

Vale Mawrth de Marte

Além destes desfiladeiros, a sonda russo-europeia tirou fotos de outras regiões importantes de Marte, uma das quais será estudada pela sonda Paster. Astrônomos esperam que estas imagens ajudem a encontrar o melhor lugar para aterrissagem da sonda.

Comentar