Pentágono teme ser incapaz de defender Europa do Leste de possível invasão russa

Os militares estadunidenses não terão tempo para parar as forças russas em caso de uma invasão da Polônia. A tal conclusão chegou o Pentágono após realizar uma simulação de confronto militar entre países da OTAN e a Rússia, informou o The Washington Post.
Sputnik

Segundo o jornal, os EUA realizaram ao menos um exercício deste tipo.

"A Rússia terá tempo para tomar os países Bálticos enquanto o Estado-Maior do exército dos EUA estiver preenchendo os 17 formulários necessários para deslocar as melhores forças da OTAN desde o território alemão até à Polônia", sublinha o jornal.

Outro problema no caminho do exército americano são as estradas estreitas e a fraca infraestrutura de transportes. Em particular, trata-se de pontes pouco resistentes, que simplesmente não poderão aguentar o peso dos tanques estadunidenses.

A burocracia nos países europeus é mais um obstáculo para as forças dos EUA, acrescenta a edição.

"O avanço das tropas poderá ser travado por controladores de passaportes oficiais e companhias ferroviárias teimosas", relata o The Washington Post.

O jornal lembra que os Estados Unidos já enfrentaram problemas semelhantes em 2017. Naquela vez, o comando americano gastou quatro meses para tentar enviar de volta à Alemanha, lugar de deslocamento permanente, seus veículos blindados de transporte de infantaria que foram utilizados durante manobras na Geórgia.

Comentar