Ucrânia pode criar 'concorrente' ao poderoso tanque russo Armata (FOTO)

Na Ucrânia, existe um projeto de um tanque que pode ser um concorrente do blindado russo Armata, revela um especialista militar ucraniano.
Sputnik

Segundo afirma o especialista Mikhail Zhirohov no artigo publicado no jornal ucraniano Delovaya Stolitsa, trata-se do objeto 477, elaborado ainda na União Soviética, que é também conhecido como Molot ou Bokser. O desenvolvimento do projeto, que deveria incluir um canhão de 152 milímetros, visores térmicos e toda uma série de mecanismos eletrônicos, foi iniciado nos anos 80 na cidade de Kharkov.

OTAN deveria se preocupar: reveladas maiores vantagens do tanque russo Armata
O primeiro protótipo experimental foi construído em 1987, mas a desintegração da URSS pôs fim ao programa, enquanto todos os Molot construídos foram armazenados, escreve o especialista.

Em meados dos anos 90, o Ministério da Defesa da Rússia restabeleceu o programa, mas nos anos 2000 abandonou o projeto, pois decidiu concentrar esforços no desenvolvimento de seus próprios tanques. Assim, o projeto foi mais uma vez congelado.

No entanto, em 2015 os engenheiros da fábrica de Kharkov decidiram reanimar o programa.

"A produção em massa de um tanque com uma mira panorâmica multicanal e uma arma poderosa, capaz de atacar alvos tanto blindados como abertos a distâncias bastante grandes, faria com que [Ucrânia] obtivesse superioridade sobre qualquer inimigo convencional tanto no Ocidente, como no Oriente", sublinha.

Ao mesmo tempo, Zhirohov confessa que, em caso da produção em massa do blindado, a Ucrânia pode enfrentar uma série de problemas tecnológicos.

Parque industrial da URSS: o tanque Objeto 477 ou Molot, no fim de 1988. Tem um canhão de 155 milímetros e um sistema de controle de dados. É um elemento básico para criar um complexo blindado de reconhecimento e ataque, que poderá usar drones, helicópteros de apoio de fogo e um tanque de controle remoto.

Recentemente, durante a competição de biatlo de tanques Strong Europe Tank Challenge, organizada pela OTAN, um militar ucraniano queixou-se do estado técnico dos novíssimos tanques ucranianos T-84 Oplot. Em suas palavras, os blindados ficaram inoperacionais logo no primeiro dia.

Comentar