População branca dos EUA cai pela 1ª vez com crescimento de hispânicos, negros e asiáticos

Especialistas demográficos explicam que a mudança é resultado do declínio da fertilidade dos baby-boomers e da crescente imigração de países que não são brancos.
Sputnik

A população branca nos EUA declinou pela primeira vez na história entre 2015 e 2016, segundo um relatório do US Census Bureau. Segundo o documento, a tendência continuou no ano seguinte, com a população branca encolhendo 0,2%, para 197,8 milhões de pessoas. O relatório também observou que a idade média da população branca nos EUA também subiu para 43,5 anos.

'Política de Trump de separar crianças migrantes ilegais dos pais viola leis de asilo'
Ao mesmo tempo, a população hispânica cresceu em 2,1%, a população afro-americana em 1,2% e o número de pessoas de origem asiática em 3,1% ao longo do ano. A idade média de um cidadão americano chegou a 38 anos em 2017, de acordo com o relatório.

Molly Cromwell, uma demógrafa do Census Bureau, acredita que os baby boomers que envelhecem são o motivo da tendência. Um baixo influxo de imigrantes da Europa, combinado com uma taxa de mortalidade que ofusca a taxa de natalidade, também contribuiu para o declínio da população branca, diz o relatório.

A notícia vem em meio à campanha de Trump contra a imigração ilegal. Um de seus recentes movimentos, a introdução de uma política de "tolerância zero" contra aqueles que violam a fronteira dos EUA, levou à separação de filhos de imigrantes ilegais de seus pais. A política provocou severa reação pública, levando a Trump a emitir uma ordem executiva em 20 de junho para impedir as separações.

Comentar